sexta-feira, 29 de julho de 2011

TRIBO DE OIÁ



Muitas águas rolaram sobre a ponte da minha vida, muitas outras energias , muitos outros amparadores, mas meus Orixas tem um espaço Sagrado dentro do meu coração.
Uma noite, estávamos em mais um evento na Ordem de Melchizedek, e em expansão de consciência, fomos até o Templo do Carma.
Fiz todo o ritual, toda a vivência tranquilamente, a Diretora ia narrando os passos e nós, acompanhando.
Ela dizia:
- Ao saírem vocês encontrarão um magnífico jardim e acima seis arcos cada um com as cores respectivas dos 7 raios e continuou...
Mas para mim, quando sai vi o jardim, vi os arcos de todos os raios, entretanto algo inusitado aconteceu, no final do jardim, numa cerca baixa de ferro, estavam meus Orixas, levei um susto, isso não fazia parte da vivência, mas eles estavam lá.
Já tinha encontrado Yemanja dentro do Templo e lá fora, estavam "minha família"
 Ogum usava uma couraça de ferro com elmo, não dava pra ver o rosto, abraçei-o carinhosamente, foi uma grata surpresa, abraçei Oxum e Omulu estava um pouco  afastado, tímido e eu o chamei:
- Vem cá me dar um abraço Omulu.
e ele veio e me abraçou, um longo e carinhoso abraço, de repente olhei para cima e uma Senhora com uma saia de santo Prata ,sobre a saia, um chifre de cada lado, descia até mim, usava um ade, seus cabelos eram compridos enroladinhos, vermelhos , linda.
Era minha mãe Iansã que não podia deixar de estar presente.
Diante daquela magnífica visão, me comovi e disse:
- Minha Mãe Iansã, sabe que te amo!
Ela carinhosamente estendeu seus braços amorosos e me abraçou.
Nunca me esqueçi desse abraço, nunca me esqueci dessa vivência.
Da mesma forma que eles jamais me esqueceram, mesmo eu trilhando outros caminhos, eu também jamais me esqueço deles, e em homenagem a minha nação, aos meus Orixas tão amados crio esse tópico para sempre poder estar postando algo referente à eles.
Começando de chofre com um tema bem polêmico Exu.


Orixá Princípio de Movimento e Interligação !!!




O Mensageiro dos Orixás!!!




Exú pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade.




A Lenda


Conta a lenda que houve uma demanda entre Exú e Oxalá para que pudesse saberquem era o mais forte e respeitado, e foi aí que Oxalá provou a sua superioridade pois, durante o combate, Oxalá apoderou-se da cabaça de Exú a qual continha o seu poder mágico transformando-o assim em seu servo.


Oxalá então permitiria que Exú a partir de então recebesse todas as oferendas e sacrifícios em primeiro lugar. A Importância de Exú é
fundamental, uma vez que ele possui o privilégio de receber todas as oferendas e obrigações em primeiro lugar, nenhuma obrigação deve ser feita sem primeiro saudar a Exú.


É o dono de todas as encruzilhadas e caminhos, é o homem da rua, quem guarda a porta e o portão de nossas casas, quem tranca, destranca e movimenta os mercados, os negócios, etc. Exú também nos confirma tudo no jogo de IFÁ (Búzios).





FREYA PREM






Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP POST